[Resenha] Deixe as estrelas falarem

estrelasfalaremSinopse:

Rosa não vê a hora de voltar para sua nave, o cargueiro independente Amaterasu. Reúne sua tripulação, mas se vê em uma situação desesperadora quando se percebe sem dinheiro, com a nave ancorada em um espaço-porto. Eis que um contrabando misterioso surge e uma oportunidade rara de fazer muito dinheiro em pouco tempo. Mas o trabalho não virá sem consequências para Rosa e sua tripulação.

Fonte: Livraria Cultura

 

Deixe as estrelas falarem, de Lady Sybylla, é a novela mais recente da editora Dame Blanche. Narrada em primeira pessoa por Rosa Okonedo, a capitã do cargueiro Amaterasu, conta a história do seu retorno à amada nave após mais de 1 ano de ausência devido a problemas familiares. Quando retorna à ativa, Rosa tem que lidar com a falta de trabalho e, no desespero, aceita levar uma carga misteriosa que sabe ser ilegal. O trabalho devia ser simples — mas claro que acaba não sendo…

Rosa é uma ótima protagonista. Já tem seus 90 anos, embora aparente ser mais jovem, e tem família e responsabilidades. Ao mesmo tempo, é uma capitã que anseia por sua liberdade e por exercer sua função, e que sente saudades de sua segunda família, a tripulação que a acompanha há anos. Esse conflito aparece logo no começo, quando ela se despede da filha e da neta para voltar à nave.

O universo em que a trama se passa traz alguns conceitos interessantes, como a proibição de IAs com aparência humana e a inexistência de vida inteligente não-humana no universo conhecido, além do fato de a humanidade ter superado questões como machismo (ufa!). A relação de Rosa com os outros tripulantes dá aquela sensação gostosa de estarmos numa série de TV de ficção científica, e os personagens secundários logo conquistaram minha simpatia. Os principais tripulantes da Amaterasu — Jensen, Akilah, Irmã Cecília e Deepa — têm cada um seu momento em cena, e gostei de ver esse aprofundamento mesmo numa novela curta. Em um único capítulo temos o ponto de vista de todos, o que dá a sensação de que esse é um universo povoado de personagens interessantes, cada qual podendo ser a estrela da sua própria história. O romance que Rosa tem com um dos personagens também me surpreendeu, e fiquei curiosa pra ver esse relacionamento ser mais desenvolvido.

Minha crítica maior à novela é que demora um pouco para engatar — há alguns capítulos antes que a proposta de levar a carga misteriosa seja feita a Rosa, e até então o ritmo é bem lento e não fica claro para onde vai a trama. A partir do momento em que ela aceita o trabalho, o mistério fica mais claro e a tensão aumenta. O segredo da carga traz questões filosóficas e éticas interessantes (novamente, no melhor estilo série de ficção científica) e a conclusão é bem satisfatória.

A capa é linda e é uma leitura rápida e gostosa, embora eu tenha ficado bastante incomodada com os erros de revisão. De todo modo, retornaria à Amaterasu com certeza!

*

Deixe as estrelas falarem
Autora: Lady Sybylla
Editora: Dame Blanche
Ano de publicação: 2017
E-book

2 respostas em “[Resenha] Deixe as estrelas falarem

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s