[Lista] Turismo literário

turismo

A gente sabe (e as frases clichês como esta nos lembram) que ler é viajar sem sair do lugar. Mas e quando o livro não basta, e fica aquela vontade de fazer as malas de fato? Eu e a colaboradora Isabela Norberto listamos alguns lugares que gostaríamos de conhecer de verdade, e não apenas através das palavras dos narradores destas obras.

Lista da Isabela

Comala – Pedro Páramo

Cidade em que nasce Pedro Páramo e na qual acontecem coisas sobrenaturais. É um pouco assustadora, mas desde que li o livro sempre pensei no fato de que a visita vale o risco.

Asteroide B612 – O Pequeno Príncipe

Apesar de pequeno, tenho muita vontade de conhecer o planeta do pequeno príncipe… Deve ser um lugar aconchegante, no mínimo.

Pasárgada – “Vou-me embora para Pasárgada”

Quem não quer ser amigo do rei e desfrutar de infindáveis vantagens? Gente, é o melhor lugar do universo, lá há tudo de moderno e melhor que se possa imaginar. Vou-me embora pra lá.

Minas Gerais da década de 40 – Grande sertão: veredas e Sagarana

Minhas leituras dessas duas obras obviamente aguçaram essa vontade. Mesmo com todas as disputas por n motivos, com todos os perigos inerentes ao lugar, acho que seria uma viagem muito agradável.

Nova Iorque da década de 20 – O grande Gatsby

O que não faz uma leitura desse livro na vida de uma pessoa… Certamente a Nova York dele tinha as melhores festas, pessoas mais elegantes, melhores bebidas e, obviamente, o próprio Gatsby…

Lista da Bárbara

Hogwarts – Harry Potter

Acho que qualquer um que leu a série entende o apelo. Não importa quantos Snapes ou Pirraças ou Malfoys existam por lá, a vida em Hogwarts parece muito mais legal do que qualquer outra opção.

São Francisco – Pequeno irmão e O caçador de pipas

Graças a Pequeno irmão, penso em São Francisco é uma cidade cosmopolita e cheia de eventos descolados. Graças a O caçador de pipas, que fala de ladeiras tão íngremes que, quando você está subindo, só vê o capô do carro e o céu, imagino a cidade muito bonita. Meu tipo de lugar!

Amsterdã – A culpa é das estrelas

Hazel Grace mal pôde aproveitar Amsterdã – passou poucos dias na cidade, e, por motivos óbvios e tristes, não passeou de bicicleta pelas famosas ciclovias. Mas a linda descrição que ela faz do lugar, do clima e da comida, somada aos sentimentos que tem durante a viagem, me deixaram com vontade de visitá-la.

Afeganistão – livros de Khaled Hosseini

Eu li O caçador de pipas aos 15 anos, sem saber nada sobre o Afeganistão além do que via nas notícias. A obra me encantou e me deixou curiosa a respeito do país. E ao longo da leitura das outras duas obras do autor (e ocasionalmente de outros livros sobre a cultura islâmica) fui me interessando mais e mais nesse país com um povo sofrido, mas apaixonado por histórias e com tradições tão diferentes.

Isla Nublar – Jurassic Park

É uma ilha cheia de dinossauros onde vacilão morre. Preciso explicar?

*

E você? Que lugares (reais ou fictícios) ficou com vontade de visitar por causa de um livro?

 

4 respostas em “[Lista] Turismo literário

  1. Quero ir a Pasárgada – http://wp.me/p27WIE-A1

    Acho que eu deveria criar uma categoria chamada poesias aqui no Blog em virtude das diversas que admiro de grandes autores brasileiros para poder dissertar sobre, mas como essa ideia surgiu agora vamos ver como vai ser daqui para frente. Segue uma das obras de Manuel Bandeira, chamada Pasárgada (Que descobri em um texto adaptado magistralmente do jornalista Cosme Rímoli em 2013), onde sempre que me deparo de momentos de extremo stress ou de alívio é inevitável a comparação e imaginação. Quem dera se eu fosse “amigo do rei” e pudesse desfrutar de Pasárgada, ficar no ócio absoluto.

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s