Literatura, câncer e juventude

selo_SemanaEsther
O câncer é uma doença que assusta as pessoas e as faz refletir – sobre a dor, a vida, a morte, entre outros assuntos. Talvez por isso seja parte da trama de tantos livros interessantes. Ao ler A estrela que nunca vai se apagar, eu pensei um pouco sobre esse envolvimento da doença na literatura. Muitas dessas obras mostram o ponto de vista de jovens sobre o assunto, usando diferentes abordagens. Eu selecionei três livros interessantes sobre o assunto, cada um com um estilo e um gostinho bem diferente.

A_CULPA_E_DAS_ESTRELAS_1383494915PMeigo
A culpa é das estrelas, por John Green.

A obra que John Green dedica a Esther Earl conta a história de Hazel Grace e Augustus Waters, um casal de adolescentes que têm em comum o fato de terem enfrentado o câncer. É uma história fofa, com personagens que demonstram seu amor de forma surpreendente. Hazel encara a vida (e a morte iminente) de forma bastante sarcástica e faz o possível para viver e amar como uma adolescente normal.

monsterDevastador
O chamado do monstro, por Patrick Ness.

A história de Conor, um menino cuja mãe está lutando contra o câncer, é assustadora. Ela mostra os monstros enfrentados por uma criança que vê um familiar adoecer. Oferece uma reflexão extremamente sensível sobre a doença e seus dilemas do ponto de vista dos entes queridos.

me-earl-and-the-dying-girlAvacalhado
Me and Earl and the Dying Girl, por Jessie Andrews.

Este livro é o mais próximo que a literatura pode chegar de fazer uma comédia com o tema. Quando uma colega sua adoece, Greg Gaines, que não se importa nem um pouco com a garota, é literalmente obrigado a se tornar amigo dela. Esta história é contada com um senso de humor indelicado e nada apologético, fugindo de qualquer clichê cheio de romance e tristeza.

Este foi o último post da Semana Esther, em parceria com a editora Intrínseca. Para finalizar, aqui vai o resultado do nosso sorteio!

1º lugar: Isis Renata

1 exemplar de A estrela que nunca vai se apagar + 1 exemplar de A culpa é das estrelas + 1 kit A estrela que nunca vai se apagar (pingente, camiseta, pulseira e botton)

2º lugar: Stephanie Marques

1 exemplar de A estrela que nunca vai se apagar + 1 kit A estrela que nunca vai se apagar (pingente, camiseta, pulseira e botton)

3º lugar: Eliezer Abrantes Rodrigues

1 exemplar de A culpa é das estrelas + 1 kit A estrela que nunca vai se apagar (pingente, camiseta, pulseira e botton)

Os ganhadores serão contatados amanhã por Facebook. Obrigada a todos que participaram!

Uma resposta em “Literatura, câncer e juventude

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s