Fomos indicadas para a TAG Liebster Award pelo blog Além da Contracapa.
Regras:
Escrever 11 fatos sobre você.
Responder as perguntas de quem te indicou a TAG.
Indicar de 11 a 20 blogs.
Fazer 11 perguntas pra quem você indicar.
Inserir no post uma imagem com o selo Liebster Award.
Linkar de volta quem te indicou.
A exemplo do Além da Contracapa, não vamos fazer a parte dos 11 fatos sobre nós ― não queremos que o post fique enorme, e gostamos de ser misteriosas.
Nossas respostas:
1. Como surgiu o hábito da leitura?
Bárbara: É como se ele sempre estivesse comigo – eu li muitos livros desde que aprendi como fazer isso. Quando criança, meus pais compravam vários para mim, e me levavam pra pegar mais na biblioteca. Não lembro de uma vida sem ler.
Isa: Não lembro de uma época em que não lia. Desde criança, sempre ganhava livros de presente. Minha irmã mais velha já gostava de ler, então só segui nos passos dela.
2. Qual o primeiro livro que você lembra de ter lido por vontade própria?
Bárbara: Toca aqui, um infantil que minha mãe comprou para mim na feira do livro da escola. Ele tem relevo nas ilustrações dos animais, e eu adorava ficar passando o dedo.
Isa: Tinha (e ainda tenho!) um daqueles livros de “365 histórias por ano”, teoricamente pra ler uma por dia. Não lembro se seguia as datas, mas amava o livro.
3. Gosta de adaptações cinematográficas ou prefere deixar por conta da imaginação?
Bárbara: Adoro. Mas sempre que possível tento ler o livro primeiro. Acho que o filme sugestiona muito a forma como vamos enxergar uma obra – e eu sou do tipo que evita até sinopses, para não estragar a surpresa!
Isa: Gosto muito, mas não deixo de criticar! Especialmente quando a adaptação não toma cuidado com a caracterização dos personagens.
4. Que livro mais marcou sua vida?
Bárbara: Corro o risco de ser previsível e nada criativa ao responder que foi a série Harry Potter. Mas correria o risco de ser 100% desonesta se desse qualquer outra resposta.
Isa: Que difícil! Vou dizer A roda do tempo, por ter sido a maior série que já li, além de ter algumas mensagens profundas que me ajudaram em momentos difíceis.
5. Se você pudesse mudar o final de um livro, qual seria?
Bárbara: Eu mudaria o final de Lua nova. Bella podia não ser resgatada ao pular do penhasco, e a série podia acabar por aí.
Isa: Se eu fosse a editora da Rowling, Harry Potter não teria epílogo.
6. Qual livro você se sente um ET por ter gostado (ou não ter gostado)?
Bárbara: Sempre recebo uns olhares muito feios quando digo que não consegui passar da metade de Memórias póstumas de Brás Cubas, que muita gente considera a melhor leitura de vestibular. Mas eu reli Iracema por vontade própria, então acho que sou mesmo um ET da leitura de clássicos nacionais.
Isa: O mais recente foi um YA que a Babi (e um monte de gente) adorou, Mentirosos, de E. Lockhart. Não passei da metade e, quando descobri o plot twist, fiquei feliz por ter parado.
7. Qual seria sua maior conquista enquanto blogueiro?
Bárbara: É muito gostoso saber que tem gente lendo, gostando dos nossos textos e voltando para procurar mais posts. Ver o blog crescer e agradar os leitores é muito gostoso.
Isa: É muito legal quando uma resenha sua leva alguém a ler o livro! (Afinal, é pra isso que estamos aqui…) Também adoro nossas semanas temáticas, e estou muito feliz com a evolução do blog, em seu primeiro ano!
8. Sua rotina mudou desde a criação do blog? Como?
Bárbara: Sim. Aprendi (na verdade, ainda estou aprendendo) a articular minhas impressões e ideias sobre o que leio. Comecei a andar com post its e a tomar notas no celular, o que não só me ajuda a escrever as resenhas, como também a lembrar das minhas reflexões. Além disso, passei a ler muito mais e a ganhar mais livros (sim, a trabalheira compensa <3).
Isa: O modo como leio mudou completamente: faço anotações, presto atenção na estrutura dos livros e fico mais atenta às minhas próprias reações e como o autor as evocou. E leio com muito mais frequência, pois agora temos parceiros que mandam livros e um blog a atualizar semanalmente!
9. De qual autor você leria até lista de supermercado?
Bárbara: Khaled Hosseini. Li todas as (três) obras dele, e o autor só foi me impressionando cada vez mais com sua capacidade de construir personagens complexos e histórias muito emocionantes.
Isa: Patrick Rothfuss, e aposto que ia me fazer chorar.
10. Qual personagem ou autor você convidaria para jantar?
Bárbara: Fred e George Weasley – quem não gostaria de passar qualquer tempo com eles?
Isa: Brandon Sanderson. Comeria seu fígado para absorver seus poderes.
11. Você se considera viciado em livros? Por quê?
Bárbara: Eu nunca passo mais do que algumas horas sem ao menos pensar em livros. E sou incapaz de passar 5 minutos numa fila, ônibus ou sala de espera sem ter algo pra ler. Isso é um sim?
Isa: Suspeito que, se parasse de ler, sofreria uma boa crise de abstinência. Então diria que sim.
Nossas perguntas:
1. Como surgiu a ideia de criar esse blog?
2. Onde você costuma ler seus livros? E como mais gosta de ler (de pijama, bebendo café, tomando sol…)?
3. Qual é um livro sobre o qual você nunca se cansa de falar (bem ou mal)?
4. Você gosta de manter seus livros como novos, ou acha mais legal quando eles têm marcas de uso?
5. Qual é o livro que você mais releu na vida?
6. Qual é um livro que você se arrependeu de ter lido?
7. Qual é o livro que mais te fez chorar (se é que algum)?
8. Você já conheceu alguém por causa de um livro de que ambos gostavam?
9. Qual sua adaptação de um livro pra TV ou cinema preferida?
10. Entre os livros da sua estante, qual é a sua capa favorita?
11. Qual é um livro/gênero contra o qual você tem preconceito?
Vamos marcar os seguintes blogs:
Um metro e meio de livros
Sobre livros e traduções
Quem faz o livro?
Blog Pássaro Azul
Desbravando livros
Leia-me já
Nuvem literária
Momentum Saga
Mudando de assunto
Prazer, me chamo livro
Pronome interrogativo
Adorei, meninas! =D (Rachei com a resposta 5 da Bárbara! Hahaha Concordo.)
Que bom que concorda, Brenda! Acho que seria um final bem mais factível. 😉
Ótimas repostas! Agradeço por terem “tagueado” o Leia-me Já! Em breve disponho minhas respostas!
Oba, vou conferir suas respostas! 😀
A resposta para a pergunta 10 mudou totalmente o conceito de um convite para um jantar. Mas é uma boa ideia, quem sabe eu não paro com minha mania de procrastinar.
Também fui indicada para essa tag outro dia, mas ainda não respondi. É bem interessante.
Boa sorte absorvendo poderes de escrita por aí. 😉
EBAAA ADORO TAG! 😀
E Isa, eu também super comeria o fígado do Brandon Sanderson!!! hahahhaha
http://www.ummetroemeiodelivros.com
Responde lá, Bá! 🙂 Tô precisando comentar seus vídeos no Um Metro e Meio, mas pra isso preciso que meu computador volte a emitir som. 😦
Oi meninas,
Isso aí, ser misteriosa é o que há rsrs
Eu já nao sou uma pessoa que goste de filmes (prefiro série), então, acho que acabo sendo ainda mais crítico com adaptações. Mas para ser justo, as últimas que assisti foram bem fiéis a essencia do livro, e isso é o que importa a meu ver…
Tenho mta curiosidade de ler a roda do tempo, mas acho que só vou começar a ler quando a intrinseca estiver lançado o décimo volume. sério, detesto ficar naquela agonia, esperando o próximo livro ser lançado…
Acho que uma das maiores diferenças que a vida de blogueiro causa na vida de leitor é que nos tornamos mais críticos, né? Ler o livro com outros olhos, anotar, marcar, e dps fazer uma análise na resenha. Eu tenho certeza que não era tão “chato” quando era apenas leitor rsrs
Que bom q vcs responderam a tag 😀
Abraço,
Alê
http://www.alemdacontracapa.blogspot.com
Alexandre, acho que não teria problema pra mim começar a Roda do Tempo porque eu sou tão devagar, e a série é tão grande, que com certeza não ficaria na espera por mais volumes!
Não costumo ver séries adaptadas de livros, mas estou bem curiosa pra assistir “The Casual Vacancy”. Você já leu/viu?
Sim, também me tornei uma leitora mais chata, inclusive comigo mesma: fico agonizando quando não tenho nada a comentar sobre um livro!
Pingback: 11 perguntas para você | Quem faz o livro?
Estou me sentindo absurdamente VIP por ter sido marcada/entrevistada por vocês. Muito obrigada! E eu até já respondi! (mas, enrolada que sou, óbvio que eu deturpei o negócio todo, rs!)
Bia, fico muito feliz que vc tenha respondido. Sei que sua rotina é corrida e me sinto especial por você tirar um tempinho pra ler o Sem Serifa e até responder tags. ❤