[Resenha] O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias

O-triste-fim-do-pequeno-Menino-Ostra-e-outras-históriasSinopse:

Com ilustrações que evocam a doçura e a tragédia da vida, o autor apresenta uma galeria de personagens infantis muito peculiares. Incompreendidos e desajustados, eles lutam para encontrar amor e aceitação em um mundo cruel. São desesperançados e infelizes heróis que remetem ao lado negro que existe em todos nós.

Fonte: Livraria Cultura

Essa é uma das resenhas mais importantes e difíceis entre todas as que já fiz (e talvez também entre as que farei). Falarei sobre um livro de poesia muito peculiar: O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias, escrito e ilustrado por Tim Burton.

Poesia é um gênero que sempre me causou sensação de estranhamento, não posso dizer que sou íntima; tampouco é meu gênero preferido, mas sempre tento dar chances, apesar do receio, porque vira-e-mexe tenho ótimas surpresas. E esse livro foi uma delas. Uma ótima e perturbadora surpresa… (Perturbadora no sentido positivo!)

Achei essa obra uma excelente forma de colocar crianças em contato com poesia, pois os poemas têm jogos de palavra e sonoridade bem legais, ademais as ilustrações são bárbaras! Mas é preciso ter em mente uma coisa bem importante: a idade recomendada para que a criança leia os poemas e tenha uma experiência boa. Não acho que o livro seja indicado para crianças com menos de 9 anos, mas isso depende muito da criança, de suas experiências literárias, vivências etc. Faço esta ressalva porque é característico de Tim Burton o humor negro, atmosfera sombria e objetos que causam estranhamento e até desconforto.

Minha ilustração favorita no livro

Minha ilustração favorita no livro

Com relação à forma física do livro, minha opinião é: LINDO! Gostei de tudo no projeto gráfico, até da posição em que foi colocada a numeração das páginas. O posicionamento dos elementos visuais é muito bacana. Os desenhos feitos por Tim são singulares, e me encantaram.

Uma coisa interessante com relação aos poemas desse livro é o fato de eu raramente perceber quando eles acabariam. Eles são pequenas histórias que envolvem o leitor com uma força descomunal. Fui pega de surpresa algumas vezes, pois estava tão entretida e depois, puft, acabou o poema! Ou então acontecia o contrário: eu achava que o poema havia terminado, que já tinha transmitido sua mensagem, e quando eu virava a página lá estava sua continuação, mais ideias, mais desenhos tocantes, mais sentimentos…

O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias é um livro bem sensível, pois trabalha apenas com situações-problema da vida infantil. Não me lembro de ter visto nada antes que colocasse tão em evidência detalhes simples e medos recorrentes, nada que problematizasse tanto a posição da criança no mundo e seus “pequenos” sofrimentos cotidianos.

DSCN4267

O livro recebeu o nome da história mais triste, aquela que mais mexeu comigo, a única que me deixou sem ar e quase sem coragem pra continuar lendo. “O triste fim do pequeno menino ostra” conta a triste e breve vida de um menino nascido fruto do mar. Me fez entender um pouco como crianças lidam com situações de pressão e como tentam fugir delas.

Apesar dos assuntos pesados, os poemas têm rimas fofas e a sonoridade brinca o tempo todo com os ouvidos do leitor. Apesar de tudo ser bem carregado de significados, nenhum som, nenhuma palavra, nenhum desenho está nessas páginas por acaso. Nenhuma imagem é utilizada à toa, tudo está ali para mexer com as emoções do leitor.

DSCN4266

Uma temática que me chamou muita atenção é a dos olhos. Tim desenha muitos olhos, de diversas maneiras, muitas vezes olhos macabros e assustadores. Não que tenha a ver, mas me fez lembrar bastante de Big Eyes, seu filme mais recente, no qual a personagem principal explica sua relação com os olhos, que se aguçou depois que ela perdeu temporariamente a audição. Isso nos dá margem a diversas interpretações, como o fato de que ver/presenciar sofrimento é muito mais marcante que apenas ouvi-lo. A visão é o sentido mais importante e os olhos são órgãos muito importantes e frágeis. Pode-se pensar muitas coisas e tirar várias conclusões a respeito.

O autor tem uma relação estranha com crianças, o eu lírico dos poemas mostra isso de maneira viva e perspicaz. Parece enxergar mais nas crianças do que a grande maioria é capaz. Achei incrível como ele representa a bondade e a maldade existente nelas, as pessoas geralmente não se atentam para o fato de que as crianças estão formando não só seu corpo, mas também seu caráter dia após dia, e que a infância não as impede de ter atitudes ruins.

Por fim, falo de uma das coisas que mais me impressionaram no livro: a tradução. Apesar de não ter lido a versão original, fiquei surpresa, pois creio que o trabalho está excelente. A sonoridade sempre tinha muito a ver com a temática apresentada pelo poema, uma das maiores dificuldades que os tradutores de poesia encontram em seu percurso. Lembro que em todo momento durante a leitura me perguntava como era o texto original e também como era sua sonoridade, e tive em mim a certeza de que as ideias apresentadas em português não fugiam em quase nada àquelas apresentadas por Tim em seu livro.

Quando inicio qualquer livro, sempre me preparo para surpresas, boas ou ruins, e O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias foi uma surpresa muito boa. O livro foi emprestado por uma amiga querida, mas por pouco tempo, pois em breve terei meu próprio exemplar na estante. Já penso nele como possível presente para primos pequenos. E quem sabe, futuramente, se eu tiver filhinhos, darei para eles essa obra, para terem contato com poesia e começarem a sentir prazer lendo-as desde cedo. Indico fortemente este livro, não só para crianças, mas também para adultos, que assim como eu estão cansados da mesmice e procurando a cada dia por algo novo e surpreendente!

*

O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias
Autor: Tim Burton
Tradutor: Márcio Suzuki
Editora: Girafinha
Ano desta edição: 2007
128 páginas

Citações favoritas:

DSCN4277

DSCN4274

DSCN4273

Anúncios

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s