[Especial] Café da manhã intergaláctico

Quarta-feira passada, estivemos num encontro para livreiros e blogueiros da editora Aleph aqui em São Paulo, que se repetiu no Rio, onde houve também um encontro de leitores. A palestra dos editores foi bem legal, e abordou desde a história e dos planos da editora até uma breve aula sobre ficção científica! Achamos legal compartilhar um pouco do evento com vocês.

montagem1

  • Os editores começaram apresentando alguns dados numéricos: a Aleph teve um crescimento de 100% nos lucros ano passado. Boa parte disso deve-se a Star Wars e ao primeiro livro da franquia, Herdeiro do Império, mas os grandes clássicos da ficção científica continuam vendendo bem: autores como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke, pra não mencionar o enorme sucesso de Laranja mecânica.
  • Eles pretendem lançar 20 livros de Star Wars os próximos 2 anos (já 11 neste), começando pela famosa trilogia Thrawn e por um standalone que acabou de sair, Kenobi (que veio de brinde numa sacola maravilhosa, e cuja resenha sai na quarta!), assim como Provação (a “última grande aventura de Luke, Leia e Han”), que sai no dia mundial de Star Wars (4 de maio).
  • Os livros já lançados fazem parte do que é conhecido como “Legends”, que são diversos livros do Universo Expandido de Star Wars escritos antes de a franquia ser comprada pela Disney. O plano do novo Universo Expandido, cujos títulos também serão lançados pela editora, parece ser alinhar os livros que sairão em seguida com os filmes, criando um universo mais coeso.
  • Além disso, eles vão publicar Vader’s Little Princess (sim, este aqui!).
  • Mas há outros lançamentos legais no futuro! Este ano sai Jurassic Park (com uma capa linda); O planeta dos macacos; Tropas estelares, de Robert A. Heinlein, entre outros. A editora também vai publicar sua primeira fantasia: O trono de diamante, de David Eddings!
  • E ano que vem eles vão publicar Nós, uma das primeiras distopias (bem anterior a 1984), de um autor russo, em tradução direta. O livro é excelente, quero só ver essa edição!
  • A apresentação também tratou da ficção científica de modo geral. Os editores deram uma breve aula sobre o gênero, falando de suas diversas fases e principais autores. Discutimos, inclusive, a ideia comum de que FC resume-se a robôs, naves espaciais etc. – com direito a ver o vídeo do capitão Kirk lutando contra o Gorn – e como, naturalmente, é muito mais do que isso.

E vamos falar na sacola maravilhosa:

montagem2

Ganhamos: 1 exemplar de Kenobi, de John Jackson Miller; 1 exemplar de As fontes do paraíso, de Arthur C. Clarke; 1 garrafa com uma mensagem (primeiro capítulo de O planeta dos macacos), que teve de ser quebrada; 1 moleskine de 2001: uma odisseia no espaço; 1 marcador de livro de Herdeiro do Império; a introdução de Ursula K. Le Guin a A mão esquerda da escuridão e a introdução de William Gibson à edição de 30 anos de Necromancer; e o texto com as previsões de Isaac Asimov sobre a “Feira Mundial de 2014” (este aqui).

Nossos agradecimentos à editora pelos livros e brindes lindos (e pelo café delicioso)!

DSCN4322

Anúncios

2 respostas em “[Especial] Café da manhã intergaláctico

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s