[Resenha] Savana de pedra

Sinopse:

Imagine se fosse possível traçar um paralelo entre a vida selvagem da selva africana e a violência da vida nas metrópoles durante a ocupação das escolas públicas em meados de 2016, ponderando o interesse da mídia na divulgação de ambos os eventos. É essa a proposta de “Savana de Pedra”, uma metáfora visual em preto, branco e vermelho que vai fazer você procurar um lugar seguro em meio a tanta selvageria.

Fonte: Saraiva

Que a literatura nacional é importante por discutir questões que nos afetam diretamente a gente já sabe. Mas não é todo dia que uma obra muda consegue comunicar tanto sobre um panorama tão particular e perene, de maneira tão impactante.

É desafiador descrever Savana de pedra sem incorrer em adjetivação excessiva ou explicitar as sutilezas que a tornam tão forte. Me limito a dizer que cada uma das três linhas temporais é bem visceral, e pode ser lida independentemente. Uma mostra um policial, outra um menino em uma ocupação de escola. A terceira as entrecorta e mostra a savana africana pelas lentes de um fotógrafo de revista.

A escolha da paleta de cores não poderia ser mais incisiva. O preto e branco contrastados com vermelho traduzem bem a brutalidade da dinâmica retratada. A ausência de diálogos nos lembra que… bem, não há diálogo mesmo. A intransigência com a qual os secundaristas foram tratados pelo governo é injustificável, e a leitura de Savana de pedra reafirma essa convicção.

Encerro parabenizando Castilho por comunicar tanto em uma HQ (quase) sem palavras; usando os estilos diferentes e complementares de Rocha e William para nos entregar uma história curta e precisa.

*

Savana de pedra
Autor: Felipe Castilho
Ilustrações: Wagner William e Tainan Rocha
Editora: Astral Cultural
Ano de publicação: 2016
40 páginas

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s