[Resenha + Sorteio] Ciranda da solidão

CirandaDaSolidaoSinopse:

Um adolescente inseguro com sua orientação sexual e com as transformações que seu corpo está sofrendo. A eterna busca por uma cara-metade. As complicações do fim de um relacionamento de longa data. Um relato autobiográfico e poético sobre como o autor conheceu seu namorado. Um velho ranzinza que sofre do mal de Alzheimer e que luta para não perder as memórias do grande amor de sua vida. Estas histórias compõem um trabalho comovente que mostra como as angústias do amor são absolutamente as mesmas para heterossexuais, gays, bissexuais e transexuais.

Ciranda da solidão é mais um livro que decidi ler como parte do Desafio LGBT. Me pareceu uma boa pedida, principalmente porque a minha experiência com quadrinhos de autores brasileiros é um tanto limitada. E foi uma ótima escolha!

O livro reúne cinco histórias em quadrinhos de Mário César. Todas falam sobre relacionamentos amorosos e quase todas tratam das dores trazidas por essas relações.

Apesar de curtas, as histórias são bastante profundas e ao final transmitem diferentes sensações – alegria, dor, esperança. Mesmo que as personagens não sejam muito detalhadas, Mário César consegue transmitir, de forma simples, sentimentos geralmente bem difíceis de explicar. E a gente acaba se emocionando e se identificando com as histórias, que ficam mais envolventes à medida que as páginas avançam.

Talvez graças a essa gradação a minha história favorita tenha sido a última, “A escrita no muro”, na qual Caio, um velho bastante rabugento, relembra a juventude passada ao lado do namorado (que o fazia um pouco menos rabugento). A premissa é bem simples, mas as palavras bonitas e a estrutura da história fazem toda a diferença.

É muito agradável perceber como a literatura vem abordando cada vez mais, e com mais naturalidade, a diversidade sexual. No posfácio, o autor revela que a sua intenção era justamente espalhar uma mensagem de tolerância e aceitação. Com histórias tão simpáticas (e inclusive um fofíssimo relato autobiográfico), ele é um porta-voz excelente!

Ciranda da solidão, de Mário César. São José do Rio Preto: Balão Editorial, 2013. 96 páginas.

*

Ciranda da solidão
Autor: Mário César
Editora: Balão Editorial
Ano de publicação: 2013
96 páginas

Livro cedido em parceria com a Balão Editorial.

balao_final

Sorteio

Quer ganhar um exemplar deste livro?

Para participar do sorteio, basta seguir todos estes passos:

– Curtir a página do Sem Serifa no Facebook;

– Curtir a página da Balão Editorial no Facebook;

– Curtir e compartilhar o post da promoção no Facebook;

– Inscrever-se no sorteio aqui, clicando em “Quero participar”.

Você pode se inscrever até sábado, dia 07/06. O vencedor será anunciado dia 08/06 e contatado por mensagem no Facebook. A pessoa deve ter endereço de entrega no Brasil e responder nossa mensagem em até 3 dias. Caso não responda, o sorteio será refeito.

Boa sorte a todos!

Uma resposta em “[Resenha + Sorteio] Ciranda da solidão

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s