[Resenha] Legion

legioncoverEsta resenha foi feita com base no e-book da Orion. As traduções de trechos foram feitas por mim.

Sinopse: Um gênio de aptidão única, Stephen consegue aprender qualquer habilidade, vocação ou arte em questão de horas. Porém, para conter tudo isso, sua mente cria pessoas alucinatórias – que ele chama de “aspectos”. Aonde quer que vá, ele é acompanhado por uma equipe de especialistas imaginários que lhe dão conselhos, interpretações e explicações. Ele os usa para resolver problemas… por um preço.

Fonte: Livraria Cultura

Por que demorei tanto tempo pra ler esta novela de Brandon Sanderson? Ao contrário da maioria dos seus livros de fantasia épica, este tem apenas 63 páginas, que desafio qualquer um a não ler de uma sentada só. Brandon já nos lança na história com um dos seus começos impactantes:

Meu nome é Stephen Leeds, e sou perfeitamente são. Minhas alucinações, por outro lado, são todas insanas.

Stephen mora em uma mansão, com alguns empregados (reais) e dezenas de alucinações (ou “aspectos”) – pessoas com diferentes habilidades, conhecimentos e personalidades, que conversam e brigam entre si. Há, por exemplo, J.C., ex-Seal da Marinha que adora suas armas e não gosta de ser lembrado de que não é real; Ivy, uma psicóloga com talento para investigação; e Tobias, um historiador.

Stephen considera-se perfeitamente são, apesar de se julgar esquizofrênico, e deseja apenas ser deixado em paz pelas hordas de cientistas e curiosos que querem estudá-lo. Mas isso muda quando uma desconhecida lhe envia fotos misteriosas – aparentemente tiradas séculos antes da invenção da câmera fotográfica. Como? Não quero estragar as surpresas do livro, então digo apenas que não estamos lidando com viagem no tempo.

Essa mulher, que se chama Monica, por fim consegue convencer Stephen a sair de seu isolamento para investigar a questão das fotos, e ele leva alguns de seus aspectos junto para auxiliá-lo. Monica naturalmente não sabe o que pensar desse cara que conversa com o ar, e as reações dela explicam em parte o que tornou o protagonista tão antissocial.

A trama do livro é delirante e o ritmo, extremamente veloz – é impossível ficar entediado com sequer uma cena. Também ajuda o fato de os aspectos de Stephen serem divertidíssimos, e as inúmeras questões que surgem ao longo da leitura – a primeira delas, é claro: que raios é esse talento dele?! – impulsionam o leitor em frente.

É quase injusto que um mestre da fantasia épica consiga escrever novelas urbanas tão bem. E, diga-se de passagem, sem deixar de lado o desenvolvimento do protagonista – Brandon indica alguns segredos do passado de Stephen que certamente serão explorados no próximo livro da série e consegue fazer o leitor se importar não só com o protagonista, mas também com seus aspectos (embora nem se saiba o que são, realmente!).

Ao final, restam muitas questões em aberto, mas neste caso não fiquei irritada com a falta de respostas – pelo contrário, os mistérios só me deixaram mais ansiosa para ler o próximo livro da série, que, felizmente, deve sair ainda este ano!

*

Legion
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Orion Books
Ano de publicação: 2013
E-book

Citações preferidas

“Você está armado?” J.C. perguntou, correndo até nós.

“Pessoas normais não andam pela própria casa carregando uma arma, J.C.”

“Andam se querem viver. Vá pegar a sua.”

*

“Calma, Stephen”, disse Tobias. “Um leme forte guia o navio mesmo em uma tempestade.”

*

“Estou ocupado.”

“Fazendo o quê? Ouvindo tiros? Ficando mais louco?”

“Não estou ficando mais louco”, eu disse. “Estou estabilizado. Sou praticamente normal. Até minha psiquiatra não alucinatória disse.”

Anúncios

4 respostas em “[Resenha] Legion

  1. Pingback: [Especial] Minhas leituras de 2014 + Planos pra 2015 | Sem Serifa

  2. Pingback: [Resenha] Coração de Aço | Sem Serifa

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s