[Resenha + Sorteio] Princesa adormecida

princesaSinopse:

Era uma vez uma princesa… Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas esta princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou.

Fonte: Livraria Cultura

Paula Pimenta é uma autora bastante comentada na internet, por isso decidi conhecer sua obra, e escolhi Princesa adormecida pela temática – gosto muito de contos de fadas.

Essa releitura contemporânea de “A bela adormecida” conta a história de Áurea, uma princesa europeia que, devido a ameaças de morte feitas por uma rancorosa conhecida da família, foi afastada dos pais na infância e trazida para o Brasil. Aqui, ela é criada por três tios que, para sua proteção, trocaram seu nome por Anna Rosa.

Quando se pega uma releitura de conto de fadas, é gostoso imaginar como o autor vai adaptar cada elemento. Porém, achei bastante decepcionante o fato de que Pimenta se inspira exclusivamente na versão Disney da história: desde os nomes dos tios, Fausto Florindo e Petrônio (bem próximos a Fauna, Flora e Primavera), tudo remete ao filme de 1959. Esta não é uma releitura do tipo que muda o ponto de vista e até o final da trama, como o filme Malévola (2014), nem do tipo que resgata elementos do conto original, como a recente adaptação francesa de A Bela e a Fera (2014). Pimenta segue mais o estilo do filme Para sempre Cinderella (2004): simplesmente traduz para o século XXI, com personagens adolescentes, a história tal e qual conhecemos da animação da Disney.

Esse estilo de releitura deixa a trama bastante previsível, e depois de um tempo me entediei. Além disso, outros fatores me incomodaram bastante no livro, como a falta de personalidade da protagonista e de seus tios – os quais eu até agora não sei diferenciar – e a ingenuidade de outros personagens. Não quero dar spoilers, mas percebi certas “surpresas” da trama muito antes de personagens que deveriam tê-las enxergado. E devo dizer que não sou o tipo de leitora que fica tentando adivinhar o que acontecerá a seguir, portanto um livro tem que ser bastante óbvio para que eu o considere previsível.

A leitura é leve e terminei o livro bem rápido. Com conflitos familiares comuns (como responsáveis superprotetores) e aquele final feliz extra fofo (incluindo príncipe encantado), talvez fosse o tipo de obra que eu apreciasse uns dez anos atrás. Mas hoje em dia, com tantas obras juvenis mais interessantes e inteligentes no mercado, não recomendaria esta, mesmo para o leitor adolescente.

*

Princesa adormecida
Autora: Paula Pimenta
Editora: Galera Record
Ano de publicação: 2014
192 páginas

Sorteio

Quer ganhar um exemplar de Princesa adormecida? Leia as regras a seguir, preencha o formulário e boa sorte!

– As inscrições do sorteio terão início no dia 27/10/2014 e se encerram no dia 09/11/2014.

– Para participar, é necessário clicar no link abaixo e fornecer um endereço de e-mail. Os demais campos do formulário são opcionais, mas aumentam as chances de ganhar.

– O resultado será divulgado neste post e na nossa página do Facebook no dia 10/11/2014.

– O vencedor será contatado por e-mail e deve responder com seu endereço completo em até 3 dias. Se não responder, o sorteio será refeito.

– O envio do exemplar é de responsabilidade do Sem Serifa e será feito em até uma semana.

CONCURSO ENCERRADO. A ganhadora do sorteio foi Isabelle Vitorino.

Clique aqui para participar!

Anúncios

5 respostas em “[Resenha + Sorteio] Princesa adormecida

  1. Gostei de ler resenha de um livro da Paula Pimenta aqui, meninas, porque estava curiosa sobre ela. Eu sigo a Gutenberg nas redes, que sempre posta fotos das obras da Paula, e fiquei espantada com a quantia de livros que a autora já publicou. Tinha impressão que não faria muito meu tipo e a impressão continua depois da resenha. Principalmente nesta parte sobre as “surpresas” óbvias para os leitores, que os personagens ingenuamente teimam em não enxergar. (Isto me irrita em livros.)

    Beijão!

    http://sobrelivrosetraduções.wordpress.com

    • Ah, eu também odeio isso – quando a trama só dá certo porque os personagens são burros. O livro não fez meu estilo, mas pelo menos foi rapidinho pra ler!
      Beijos!

  2. Você é uma das blogueiras que mais confio na opinião porque sei que além de ser sincera, de alguma forma ela pode parecer com a minha. Por isso não pude deixar de terminar de ler a resenha decepcionada com a falta de inovação na releitura que autora se propôs a fazer. Com tanto material de qualidade para ela tirar do conto original, não sei porque ela preferiu fazer algo tão previsível e comum como se inspirar na versão da Disney. Como não li nada da autora, tenho vontade de ver se ao menos a escrita dela é boa, mas já sei que se for para começar com “Princesa Adormecida”, devo me manter sem expectativas.

    Ah, não tenho nenhum conto de fadas predileto, mas acho que isso vai mudar em breve, já que recentemente adquiri o livro “Contos de Fadas” da editora Zahar. Mal posso esperar para começar a ler. ^^

    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    • Oi, Isabelle! Fico muito feliz de saber que você confia nas minhas resenhas. De fato, essa obra foi bem decepcionante para mim, mas o saldo não foi tão negativo porque li rapidinho. 😉
      Espero que goste dos contos de fadas! Os meus favoritos são os dos Grimm (que são um pouco malucos).
      Beijos!

  3. Pingback: [Especial] Minhas leituras de 2014 + Planos pra 2015 | Sem Serifa

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s