Não costumo estabelecer metas para o ano novo. Exceto pelas metas de leitura. Sou uma pessoa que funciona bem à base de objetivos específicos e bem delimitados. Em 2013, li 20 livros. Para 2014, decidi que leria 23, sendo que ao menos 8 deles deveriam ser em inglês.
Não li os 8 livros em inglês, mas a lista geral passou bastante do esperado: 37 livros lidos em um ano! Minha frequência de leitura subiu muito, e isso se deve bastante ao blog. Confira a seguir a lista de todos os livros que li – e um destaque especial para os meus favoritos.
Minhas leituras de 2014
1) Azul é a cor mais quente, de Julie Maroh
2) Watchmen, de Alan Moore e David Gibbons
3) O silêncio das montanhas, de Khaled Hosseini
4) O oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman
5) O chamado do monstro, de Patrick Ness*
6) A estrela que nunca vai se apagar, de Esther Earl
7) Me and Earl and the Dying Girl, de Jesse Andrews*
8) Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, de Benjamin Alire Sáenz*
9) Admirável mundo novo, de Aldous Huxley
10) As cavernas de aço, de Isaac Asimov
11) O chamado do cuco, de Robert Galbraith
12) 2001: uma odisseia no espaço, de Arthur C. Clarke
13) Ciranda da solidão, de Mário César
14) Claros sinais de loucura, de Karen Harrington
15) Como ser um pirata, de Cressida Cowell*
16) O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo
17) Eu, robô, de Isaac Asimov
18) Silo, de Hugh Howey
19) O amor infinito que tenho por você, de Paulo Monteiro
20) O fundo do céu, de Rodrigo Fresán
21) Y: o último homem, de Brian K. Vaughan e Pia Guerra*
22) A idade dos milagres, de Karen T. Walker
23) Mentirosos, de E. Lockhart
24) A lição de anatomia do temível dr. Louison, de Enéias Tavares
25) Scott Pilgrim contra o mundo (vol. 1), de Bryan Lee O’Malley
26) Tudo que você e eu poderíamos ter sido se não fôssemos você e eu, de Albert Espinosa
27) Laços, de Victor e Lu Caffagi
28) A princesinha, de Frances Hodgson Burnett
29) Ele está de volta, de Timur Vermes
30) Princesa adormecida, de Paula Pimenta
31) O histórico infame de Frankie Landau-Banks, de E. Lockhart
32) A esperança, de Suzanne Collins
33) Clube da luta, de Chuck Pallahniuk
34) Klaus, de Felipe Nunes
35) Garota exemplar, de Gillian Flynn
36) A raposa sombria, de Sjón
37) O presente do meu grande amor, de Stephanie Perkins (org.)
* livros que li em inglês
5 melhores livros do ano (em nenhuma ordem específica)
Hosseini nunca me decepciona, mas esta foi a sua melhor obra, na minha opinião. Todas as histórias que ele criou são muito tocantes, e sua escrita, como sempre, envolve demais o leitor. Essa foi uma das leituras que mais me emocionaram em 2014!
Um livro que ganhei de presente, do qual nunca tinha ouvido falar, mas que me surpreendeu muito. É difícil escolher entre as obras de ficção científica que li este ano, então vou ficar com esta, que é tão diferente e que homenageia tanto os autores quanto os leitores do gênero.
A melhor graphic novel que eu já li. A premissa já tinha chamado a minha atenção há muito tempo, e o desenvolvimento da trama e das personagens não decepcionou: passei meses viajando com Yorick, 355 e dra. Mann, e tudo o que eles viram em sua viagem me fez refletir – além de ser uma aventura muito empolgante!
Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo
É difícil escolher entre os vários excelentes YA que tenho lido, mas este tem algo de especial – seus personagens são mais fofos e menos dramáticos do que muitos outros no gênero, e o autor foi especialmente talentoso ao descrever relacionamentos, tanto entre Ari e Dante como entre cada um com sua família. É um livro lindo!
Tenho uma quedinha por psicopatas e mentes perturbadas/cruéis em geral, por isso esse livro foi um prato cheio. Com um suspense incrível, que dá ao leitor a sensação de estar sendo enganado pelos narradores, esse foi um dos livros que mais recomendei este ano.
E 2015?
A minha meta principal para 2015 é ler 40 livros, dos quais:
– 8 em inglês;
– 4 de bibliotecas.
Não é muito mais do que este ano, mas é bastante. Principalmente porque alguns dos volumes na minha lista TBR são grandinhos. E a meta de ler mais exemplares de biblioteca é pra completar a minha resolução de passar ao menos 6 meses sem comprar livros. O motivo? A pequena coleção de obras não lidas que está entupindo a minha estante. A foto a seguir nem mostra todos eles – apenas os que eu tenho a intenção de ler em breve!
Quais foram os seus favoritos de 2014? E quais as expectativas pro ano que vem? Conte para a gente, e não se esqueça de passar aqui amanhã para conferir a lista da Isa! 😉
Êeee postei minha listinha, aí abri meu email e lá estava a sua! Haha =) Os meus preferidos de 2014 foram Eleanor & Park, Todo Dia, Alta Fidelidade e The Maze Runner. Mas tem vários outros livros legais! Foi um ano muito bom de leitura! ^^ Vou ler várias resenhas desta sua lista que eu ainda não conhecia e já estou anotando o nome de alguns livros para eu ler em 2015!
Beijos e feliz ano novo, Bárbara!
http://sobrelivrosetraducoes.wordpress.com/2014/12/31/leituras-de-2014-46-livros/
Também adorei sua lista e vou ler algumas das resenhas – inclusive a de Maze Runner, sobre a qual estou bastante curiosa. Bom ano e boas leituras pra você! 😀
Gente, que lista! Eu sou a frustração em pessoa quando o assunto é meta de qualquer tipo, mas ando me superando em não conseguir atingir meus objetivos de leitura =/ Esse ano o meu objetivo eram só 25 livros e eu to agarrada em 25 não concluídos [explico: comecei a ler o 23, 24 e 25 ao mesmo tempo e não terminei nenhum]. Seu projeto de leitura pra 2015 ta no ponto! Adoro os 4 livros de biblioteca aí, isso é tão legal! Quando eu trabalhava no centro da cidade, pegava ao menos um por mês na biblioteca e dei de cara com cada achado… meu primeiro livro de Doctor Who foi de lá *—* Espero que você encontre coisinhas surpreendentes na biblioteca por aí, também! Já tentou fazer também mês de leitura temática? [eu já, não rolou também ¬¬’ era pra eu ter começado janeiro desse ano só com livros steampunk e acabei não lendo nada do gênero]. Vou anotar seus favoritos desse ano pra ler, também. Garota Exemplar, por exemplo, é um que eu ando namorando faz tempo, só vejo elogios!
Vai lá, cara, domina essas leituras em 2015!
Lê, eu sempre me enrolo quando pego mais de um livro pra ler ao mesmo tempo. No fim, acabo demorando mais e me irritando com a situação. Mas não tem jeito: eu vivo repetindo esse erro.
Tenho altas expectativas em relação aos livros de biblioteca: perto da minha casa tem uma temática de literatura fantástica, que também tem ótimas HQs e obras de ficção científica!
Ótimas leituras pra você! Se ler algum dos meus favoritos, depois me conta para comentarmos! 😀
Os livros que lemos em comum neste ano de 2014 foram:
– 2001: Uma odisséia no Espaço
-Esperança
Mas gostaria de ler vários dessa sua lista! O que mais quero ler é “!O chamada do monstro”
“O chamado do monstro” é a nossa resenha mais lida, sabia? O livro é MUITO bom, ficou na lista de favoritos da Isa. Vale muito a pena!
Muito legal acrescentar leituras de livros emprestados de bibliotecas públicas. Há tantas bibliotecas com ótimo livros e não fazemos bom uso delas, e é ótimo que nos ajude a comprar menos, pois realmente, a pilha vai crescendo e nunca diminui.
Boa sorte com suas metas, espero que consiga mais do que planejou.
Obrigada, boa sorte com suas metas também! 🙂
Uma ótima lista e ótimas fotos com o gatinho de coadjuvante!!! A grande maioria eu ainda não li, mas tem vários que parecem ser muito bacanas.
Eu pessoalmente não gosto de escolher um favorito, acho que todos os livros deixam algo de bom para nós.
Beijinhos
http://www.serleitora.com.br