[TAG] Hall of Shame literário

hall5

Nossa amiga Brenda, do Sobre Livros e Traduções, nos marcou na tag Hall of Shame Literário. O desafio é listar cinco livros clássicos, muito conhecidos ou muito bons, que a gente tenha vergonha de ainda não ter lido. Como estamos sempre querendo ler mais coisas do que conseguimos, o desafio foi escolher cinco. Bem, aqui vão os nossos…

Babi

1984, de George Orwell

“Eu adoro distopia, sou fã de ficção científica, livro politizado? Que legal!” Blá-blá-blá, até que alguém faz uma referência ao Big Brother, e eu só sorrio e aceno. Esse livro está na minha lista de leitura há tempos, e inclusive ensaiei pegá-lo na biblioteca várias vezes este ano. Quem sabe no próximo…

 

Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida

Exceção entre os livros de vestibular, aparentemente esta obra agradou todos os meus amigos durante a adolescência – menos eu. Nunca li mais do que algumas páginas, e uma peça de teatro e alguns resumos tiveram que me bastar para a Fuvest!

 

Sagarana, de Guimarães Rosa

Eu sei, aparentemente é uma obra genial. Mas até hoje não descobri se esse livro não é pra mim – ou se simplesmente não era pro meu eu de 16 anos, que nunca passou do primeiro conto.

 

Orgulho e preconceito, de Jane Austen

Tá lá, na minha estante. Junto com mais dois títulos da autora. A vontade existe, mas sempre acabo passando alguma outra leitura na frente…

 

Guerra dos tronos, de George R. R. Martin

Quem acompanha o blog já viu eu me martirizar diversas vezes por nunca ter encarado essa série, que é uma das favoritas da Isa. Um dia, gente, um dia.

 

Isa

Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez

Os clássicos da literatura latino-americana que eu não li dariam uma bela coleção. Esse livro é constantemente mencionado por amigos e sempre que falo que não li ouço um “Como assim?! É tão boooom!”. Imagino, gente. Uma hora eu chego nele, espero que esse ano.

 

As crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis

É realmente vergonhoso que eu não tenha lido esses livros – junto com O senhor dos anéis, é uma das séries mais basilares do gênero de fantasia (que, eu saio por aí dizendo, é meu gênero preferido). Mas a verdade é que tem coisa demais na minha lista e o momento em que eu poderia ter me dedicado a eles já passou. Vi os filmes e meio que finjo saber o que está acontecendo quando alguém menciona.

 

Vidas secas, de Graciliano Ramos

Aqui está um livro que não li pro vestibular e nunca lerei. Não li várias coisas pro vestibular, aliás, mas alguns ainda tenho a esperança de ler um dia (como A cidade e as serras) e outros não tenho vergonha de ter abandonado (Iracema), enquanto Vidas secas é uma obra importante da literatura nacional… e eu só não tenho vontade de ler, em parte porque é sofrimento demais, em parte porque já li tantos trechos dela em questões de vestibular que sinto que já a conheço.

 

Jonathan Strange & Mr. Norrell, de Susanna Clarke

Esse livro me foi recomendado por uma amiga há pelo menos uns 5 anos. Desde então, já saiu série de TV e a obra foi publicada no Brasil, onde muita gente leu, discutiu, elogiou etc. E aqui estou eu, ainda sem lê-lo. Mas é uma das metas desse ano. Vou conseguir!

 

Farenheit 451, de Ray Bradbury

Já li 1984; já li até Nós, uma distopia mais antiga e obscura, mas esse livro, que um monte de gente leu (e que foi inclusive discutido em uma disciplina que eu fiz na faculdade), ainda não. Mas o que o torna a maior vergonha dessa lista é o fato de que ele aparece no livro que estou prestes a publicar – deixei minha coautora lidar com as partes que tratam da obra. E ainda não a li. Ai meu Deus.

 

E você, quais livros entram no seu Hall of Shame? Conte pra gente nos comentários!

Anúncios

3 respostas em “[TAG] Hall of Shame literário

  1. Isadora Prospero! Fahrenheit não foi lido?! Compartilho de leituras não feitas aqui e é ainda mais vergonhoso pra mim do que é pra você, acredite.

    Bárbara Prince: lê logo sagarana, fora de ordem mesmo, que é o jeito legal de ler esse livro…

    💜

  2. Concordo: difícil escolher só cinco!! Nem me atrevo…

    Babi: 1984, Orgulho e Preconceito, Guerra dos Tronos também nunca li, mas GdT não me dá vontade, rs.

    Isa: sinto que você quis me homenagear nessa lista aí! Não só porque eu sou a amiga que indica repetitivamente o Jonathan Strange há cinco anos S2, mas porque amo A Cidade e as Serras, que você citou também. =)

    Beijos pras duas!

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s