[Resenha] Os Molambolengos

molambolengosSinopse:

Selma é uma garotinha esperta, mas muito mimada. Um dia Selma encontra, por acaso, uma colorida banda de marionetes, Os Molambolengos, que vão ensiná-la que nem sempre as coisas acontecem do jeito que ela quer.

Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz, mas sua paixão mais antiga é a escrita. Os Molambolengos é seu primeiro livro. Ilustrado por Johnny Fraser-Allen, essa excêntrica e visualmente encantadora fábula vai agradar tanto crianças quanto adultos.

Fonte: Editora Aleph

Bem, março é um mês de extrema importância para o público feminino ao redor do mundo, pois tem como marco um momento histórico muito forte e doloroso: o incêndio de uma fábrica têxtil que matou mais de 100 mulheres que lutavam por seus direitos trabalhistas. Dadas as circunstâncias, nada melhor que colaborar com o blog mais feminista desta internet! Resolvi juntar o útil ao agradável: fazer resenhar um livro infantil escrito por uma mulher e com personagem principal feminina, ora pois!

Hoje falarei sobre Os Molambolengos, de Evangeline Lilly. O livro é simplesmente primoroso e eu poderia parar por aqui. As ilustrações são tão maravilhosas que valem a aquisição do livro sem que o leitor seja um grande apaixonado por literatura infantil ou que seja uma criança de fato, público alvo, porém não exclusivo, da publicação.

A história tem um quê macabro que dá um charme muito grande ao livro; essa sensação de algo antigo, marcado nas folhas envelhecidas e ilustrações, é instigante e deixa qualquer leitor, no mínimo, bem curioso. As gravuras são muito sinistras, é impressionante pegar o livro para apenas olhar as imagens. São bem perturbadoras, mas no bom sentido; os desenhos são lindos demais e muito inquietantes, mostrando total sintonia com os versos que representam imageticamente.

As personagens são aterradoras, causam bastante desconforto a quem as olha; entretanto essa característica, diferente do que se pode pensar, não é negativa; muito pelo contrário, é algo estimulante e que para mim foi diferencial no momento da compra do livro. Nada contra literatura infantil que retrata personagens e paisagens fofinhas − até gosto, compro e consumo bastante −, mas ver algo que foge tanto à regra é bem atraente para qualquer leitor minimamente curioso.

A personagem principal chama-se Selma, e é uma menina que tem suas vontades e se impõe contra aquilo que a incomoda, mesmo que para isso precise ser mimada e birrenta. Tendo em mente o contexto da obra, ela pode ser considerada corajosa, já que, ao ser seduzida por uma voz sem corpo, entrou em um circo de horrores acompanhada apenas de seu urso de pelúcia.

A história é bem curtinha e seu ápice está bem no fim do livro, final bem surpreendente e que me fez ficar boquiaberta (sim, tenho reações quando leio, e realmente fiquei de boca aberta ao fim da história, pois de fato me espantei). No fim das contas, há uma pequena lição de moral e, se ela me atordoou a tal ponto de ficar de boca aberta, imagina a consternação que não causará em crianças… Esse pequeno choque é potencializado pelo incômodo gerado pelos personagens: brinquedos que possuem formas humanas.

Recomendo a leitura de duas maneiras diferentes: a criança lendo sozinha ou um adulto lendo para ela. A ideia de uma pequena encenação feita por um contador parece bem interessante, já que toda a história é bem teatral e poética. Só acho recomendável para crianças acima de 7 anos de idade, vai que nas menores dá muito medo… Isso posto: boa leitura e divirta-se!

*

Os Molambolengos
Autora: Evangeline Lilly
Ilustrador: Johnny Fraser-Allen
Tradutora: Bruna Beber
Editora: Aleph
Ano desta edição: 2015
52 páginas

 

Citações preferidas:

“Há também o Carlos Culpado:

Passa os dias inquieto e preocupado,

Andando atrás de sua querida,

O amor de sua vida,

Que só quer o que não foi dado.”

*

“Marta Muda é a mais nova,

Já é uma líder, tem fome de poder.

Ela é sábia e segura,

Suas intenções até são puras,

Mas os inimigos ela vai comer!”

 

Ilustrações preferidas:

Uma resposta em “[Resenha] Os Molambolengos

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s