[Especial] Future Con – 17-20 setembro 2020

 

Futurecon

Acabo de sair da cálida conferência de impresa (chique!) da FutureCon: uma convenção de ficção científica que se propõe a trazer discussões verdadeiramente globais e com perspectivas diversas sobre literatura e mercado editorial.

O evento acontecerá entre os dias 17 e 20 de setembro (daqui um mês!) e contará com palestrantes de mais de 20 países, que participarão de mesas sobre temas literários (como tradução de ficção científica e prêmios que existem ao redor do mundo), temas geográficos (mesas divididas por regiões do mundo para discutir suas especificidades) e temas amplos (Antropoceno/Capitaloceno, Solarpunk e Inteligência Artificial). Para atingir o maior número de pessoas, as conversas acontecerão todas em inglês.

futurecon2

“O futuro já está aqui: só não está igualmente distribuído”. Frase de William Gibson, tirei a arte daqui.

O evento é organizado por muitos brasileiros que já agitam a cena local (Ana Ruschë, Fabio Fernandes, Jana Bianchi e Renan Bernardo) e um italiano (Francesco Verso, um editor dedicadíssimo a globalizar a FC e estimular traduções literárias que não passem pelo inglês). A proposta tem muita horizontalidade e espero que as comunidades globais de FC fiquem tão empolgadas quanto eu e colaborem para torná-la um sucesso estrondoso. Afinal, o futuro acontece em todo lugar – #FutureHappensEverywhere – e esta é a hora de distribuí-lo.

Coincidentemente, antes da conferência eu estava vendo o último vídeo do canal Tempero Drag, que me fez voltar mais uma vez ao famoso discurso da Ursula Le Guin ao receber um prêmio da Fundação Nacional do Livro dos EUA.

Fortalecer nosso imaginário é o primeiro passo para mudanças. Iniciativas como a FutureCon permitirão não só que escritores de toda parte mostrem o que estão vislumbrando, mas que a comunidade global se inspire mutuamente para imaginar junta um futuro mais coeso para todos nós.

Ansioso? Você pode sentir um pouco do gostinho de um evento online bem organizado assistindo as mesas do Relampeio (eu estive em uma delas, conversando em español com Teresa de Echeverria junto com Lavínia Rocha e com mediação de Ligia Colares), que também foi um evento de ficção científica global, mas voltado para a comunidade brasileira – inclusive com uma equipe maravilhosa de tradução simultânea suando no chat para tornar o evento acessível para todos.

Falta um mês para a FutureCon, mas o espaço no meu coraçãozinho já está garantido. No site do evento, você já pode conferir as mesas e a maioria dos convidados. Também pode ajudar divulgando o evento nas redes sociais, se inscrevendo no canal do YT e/ou doando dinheiros!

O que achou deste post?