[Resenha] Cornücópia

CornucopiaSinopse:

A cornucópia é um simbolo antigo, presente na mitologia grega e representado em obras de arte através dos séculos. É uma representação de fartura e abundância. Em Cornücópia, o leitor passeia por um momento no tempo de total fartura e abundância sexual, multiracial, multigênero. Sem rédeas, personagens específicos e diálogos. Como todo livro erótico, Cornücópia, não é sobre a história, mas sim sobre sensações.

Fonte: Ugra Press

A começar pela capa, Cornücópia é delicioso de olhar. Possui apenas 4 balões de fala e cada uma de suas imagens é impactante. A HQ mostra uma orgia bem fetichista com duas narrativas em paralelo: as páginas pares mostram em quadros fechados a protagonista se vestindo para a orgia, e as ímpares mostram sua interação com os outros participantes. Gostei bastante do ritmo que essa alternância traz, além de ser muito interessante refletir sobre a preparação da personagem, bem como sobre a elaboração de seu desejo.

cornucopia_d

As ilustrações foram feitas com lápis e nanquim e a HQ só possui cor na capa. Gostei imensamente do alto contraste do preto e branco nos quadros, que traz consigo uma surpreendente riqueza de texturas. Senti certa falta de diversidade nos corpos retratados, que são todos magros – mas como o autor é especializado em retratar pin ups, achei muito positivo que os corpos são realistas e funcionais, sem exageros anatômicos. Apreciei o fato de haver dobras de pele (especialmente formadas pelos arreios) e pelos, e não haver subserviência feminina. Outro ponto positivíssimo é que a história não é nada heteronormativa, nem cisnormativa.

É válido mencionar que não há exatamente uma história. O leitor se sente o expectador de desejos consecutivos que se realizam em uma poltrona elegante, e achei sensível a maneira como as cenas são retratadas. Embora seja tudo bem explícito, nenhuma cena parece forçada ou artificial. E o desfecho é absolutamente magnífico.

Essa HQ me despertou bastante vontade de conhecer mais do trabalho de Brão, que tem também um álbum de artes chamado Bad Women. Pra quem quiser dar uma espiada no que ele faz, eis seu perfil no Behance.

Para não estragar o delicioso desenrolar de imagens para os futuros leitores, não colocarei citações.

*

Cornucópia
Autor: Brão
Publicada por financiamento
Ano de publicação: 2015
64 páginas

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s