Está rolando online, no mês de novembro, uma maratona de leitura de livros de ficção científica, promovida pelo canal Geek Freak, em parceria com a Editora Aleph. Ele fez um vídeo legal explicando como vai ser a maratona:
Como novembro começa hoje e a gente sabe que o tempo de todo mundo está curto, trouxemos algumas dicas de livros curtos e de leitura rápida, pra quem quer entrar na maratona.
O fim da eternidade, de Isaac Asimov
Minha recomendação eterna, esse livro foi para mim uma (excelente) introdução à obra do autor. Nessa história fechada e muito bem amarrada sobre viagem no tempo, o protagonista tem o trabalho de viajar no tempo fazendo intervenções na história para mudar o destino da humanidade. Asimov é famoso pela escrita leve, com um estilo simples e um ritmo bem dinâmico, que fazem a leitura voar. Outro ponto positivo desse livro é o fato de que ele entrega a última (e talvez a melhor) revelação apenas na última página, prendendo a sua atenção até o fim.
Pra quem gosta de: viagem no tempo, romance.
O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams
Um clássico indicado pra quem gosta de ficção científica ou só de zoeiras mesmo. O humor de Douglas Adams é imbatível, e suas histórias são uma maluquice gostosa de acompanhar. A trama principal, que acompanha as viagens dos protagonistas pela galáxia, fica ainda melhor com as histórias secundárias de cada mundo e cada personagem citado, que ganham um background bem pensado, com sacadas geniais. A série é composta por 5 livros pequenos, cujas histórias funcionam bem sozinhas (mas não recomendo ler fora de ordem).
Pra quem gosta de: humor, sátiras.
Aniquilação, de Jeff Vandermeer
Uma das ficções científicas mais imersivas que já li, Aniquilação traz os relatos de uma bióloga sobre a Área X, uma zona misteriosa e isolada, que será explorada por um grupo de cientistas. Mas logo que as cientistas entram lá, coisas estranhas começam a acontecer e o comportamento delas começa a mudar. Sem poder confiar em ninguém, a protagonista precisa desvendar sozinha o que está acontecendo e como sobreviver na Área. É um livro curto com reflexões incríveis sobre identidade e linguagem (em meio a muitas bizarrices e conspirações), e é o primeiro de uma trilogia, mas pode ser lido separadamente. Aliás, o livro vai virar filme no ano que vem, e já tem trailer aqui.
Pra quem gosta de: mistério, monstros nojentos, linguagem, psicologia.
O planeta dos macacos, de Pierre Boulle
Nesse clássico francês que até hoje inspira um monte de adaptações para o cinema, um grupo de cientistas viaja para um planeta habitável e, chegando lá, descobre que nesse planeta os macacos evoluíram e são civilizados – enquanto os humanos são bestiais. O protagonista e narrador, um entusiasta da ciência, logo é capturado pelos macacos e levado a um laboratório onde os humanos são usados como cobaias para experimentos – e lá aprende muito sobre a sociedade dos macacos e, é claro, a nossa. É um relato intenso e interessante, e tem um dos finais mais surpreendentes de todos os romances de ficção científica.
Pra quem gosta de: viagem espacial, ética na ciência.
Eu sou a lenda, de Richard Matheson
Esse é pra quem gosta de livros tensos. Depois que uma epidemia se espalha e transforma todos em vampiros (que, aqui, têm algumas características parecidas com as de zumbis), Robert Neville se torna o único humano sobrevivente. Ele passa seus dias melhorando sua casa e seus recursos e estudando para tentar entender o que causou esse apocalipse, e à noite precisa correr e se esconder dos monstros. Um relato solitário e envolvente, que faz refletir sobre a condição humana e que tem uma das melhores frases finais. (Sim, eu sei que eu disse a mesma coisa no último parágrafo, mas os dois livros têm finais maravilhosos, acreditem.)
Pra quem gosta de: suspense, drama.
*
Você vai participar da maratona sci fi? Se sim, conta pra gente as suas leituras!
tô fuçando aqui os indicados pra ler devagar, Babi! 😉
Não Bia, esses são os pra ler rápido! hahaha