[Resenha] De volta para casa

devoltaSinopse:

Crianças sempre desapareceram nas condições certas: escorregando pelas sombras debaixo da cama, atrás de um guarda-roupa ou caindo em buracos de coelhos e em poços velhos, para emergir em algum lugar… diferente.

Nancy viajou para um desses lugares, e agora está de volta. As coisas que ela viu…mudam uma pessoa para sempre. E as crianças sob os cuidados de Eleanor West compreendem isso muito bem: cada uma delas procura a porta de volta ao seu próprio universo fantástico, mas poucas conseguem encontrá-la. Afinal, mundos mágicos têm pouca utilidade para crianças cujos milagres já foram usados.

A chegada de Nancy marca também uma terrível mudança no internato. Há uma escuridão pairando a cada esquina, e quando a tragédia ataca, Nancy e seus colegas precisam desvendar o mistério.

Não importa o custo.

Fonte: Livraria Cultura

De volta para casa é uma novela elogiada pela crítica e ganhadora dos prêmios Hugo, Locus e Nebula. “Novela”, pra quem não conhece o termo, é um texto literário que tem, em geral, entre 17.500 e 40 mil palavras (acima disso a obra já é considerada um romance). Esse tipo de história vem ganhando prestígio nas premiações lá fora e trazendo muitos trabalhos legais na ficção especulativa – a obra de Seanan McGuire entre eles.

A premissa é fascinante: crianças desaparecidas na verdade encontraram portas para mundos mágicos e foram morar neles. Acontece que algumas dessas crianças, por motivos vários, saíram ou foram expulsas desses mundos e retornaram ao nosso velho e chato mundo normal. E têm uma grande dificuldade em se acostumar com ele – afinal, os mundos mágicos pareciam atender aos seus desejos e atributos mais intrínsecos, e não é fácil voltar.

Eleanor West criou uma escola para essas crianças. Todas desejam voltar, mas Eleanor sabe que as chances são pequenas. Ela então agrupa esses jovens (que os pais muitas vezes consideram enlouquecidos ou não reconhecem mais como seus filhos) e tenta ajudá-los nessa transição. Ela também estuda um pouco a “geografia” dos universos mágicos aos quais seus alunos foram, o que é um dos aspectos mais inovadores e intrigantes da obra em minha opinião. Os mundos estão localizados de acordo com quatro “pontos cardeais”: Lógica e Absurdo, Virtude e Malícia. E por aí já dá pra ter uma ideia dos lugares insanos onde as pessoas vão parar.

A história acompanha principalmente Nancy, uma jovem que acabou de voltar dos Salões dos Mortos (que ela adorava, como uma verdadeira adolescente gótica) e que não está nem um pouco a fim de atender às expectativas dos pais. Na escola ela conhece a colega de quarto Sumi (que foi para uma Terra das Fadas praticamente oposta ao mundo de Nancy), Kade (um garoto trans expulso quando as fadas descobriram que ele era um menino, e não uma menina), as irmãs Jack e Jill (que foram para um mundo com ares de filme de horror), entre outros. Esses personagens vão ter desentendimentos, mas também formar alianças – especialmente quando uma onda de assassinatos põe a escola em alerta.

Sim, essa história sobre crianças que visitam mundos mágicos tem uma guinada decididamente sinistra. O mistério é bem desenvolvido, e embora o final não seja tão surpreendente, faz todo o sentido. O que mais me atraiu foi o conceito dos diferentes universos – e as personagens, que têm personalidades bem delineadas e formam amizades fofinhas (além de ter uma representatividade legal em relação à sexualidade e identidade de gênero: há uma personagem assexual também).

De volta para casa é uma leitura super rápida (a vontade é de terminar em uma sentada!), que dá vontade de ler muito mais da autora. A edição, com capa dura, está uma belezinha – e veio até com um mapinha dos mundos mágicos!

*

De volta para casa
Autora: Seanan McGuire
Tradutora: Ana Duarte
Editora: Morro Branco
Ano desta edição: 2018
182 páginas

Livro cedido em parceria com a Morro Branco.

 

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s