[Resenha] Black Hammer – Volume 1: Origens secretas

blackhammerSinopse:

Há dez anos eles salvaram Spiral City, mas foram exilados numa fazenda em uma pequena cidade-prisão suspensa no tempo. Forçados a levar uma vida pacata e despojados de sua identidade como heróis, Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien tentam voltar para casa. Como eles foram parar ali? Por que não conseguem sair? E o que é esse lugar, afinal?

Fonte: Intrínseca

Um grupo de heróis com superpoderes viveu a era de ouro de Spiral City. Cada um com sua especialidade, eles ajudavam a manter a cidade livre de criminosos e supervilões. Mas um dia, ao derrotar um vilão especialmente poderoso, o grupo simplesmente desapareceu. Ninguém em Spiral City sabe que seus heróis ainda estão vivos, e ninguém poderia imaginar que eles foram transportados para uma realidade paralela, onde ficaram aprisionados em uma cidadezinha rural.

Dez anos depois, a vida desses heróis, que moram juntos em uma fazenda, é extremamente pacata. Enquanto Abraham Slam abraçou a vida de fazendeiro e faz de tudo para se adaptar, a Menina de Ouro (uma adulta presa eternamente no corpo superpoderoso de uma criança) se rebela inutilmente contra a situação e Talky-Walky, uma robô, insiste em tentar se comunicar com alguém no mundo de onde eles vieram.

Se você gosta de super-heróis em histórias subversivas (alô, fãs de Watchmen), Black Hammer foi feito para você. Decadentes e impotentes ao extremo, os personagens dessa série estão passando por crises emocionais enormes, e a história mostra o que há de mais humano neles. Este volume reúne os seis primeiros fascículos da HQ, sendo o primeiro uma introdução e os cinco seguintes dedicados a cada um dos protagonistas. A história intercala sua vida atual, com pequenos conflitos cotidianos, com flashbacks de sua origem e de seus dias de glória. Para quem gosta de origens de super-heróis, aqui tem de vários tipos, com narrativas que vão do terror ao pulp.

É difícil escolher um herói favorito, mas gostei especialmente das histórias de Barbalien, o guerreiro marciano, e do coronel Weird, que está preso fora da realidade e traz um aspecto absurdo para a história.

Escrita por nomes experientes do mercado de HQs, Black Hammer é uma HQ sombria e cativante, que ganhou o prêmio Eisner de melhor nova série no ano passado, e que deixa o leitor com vontade de ler muito mais de seu universo.

*

Black Hammer – Volume 1: Origens secretas
Autores: Jeff Lemire, Dean Ormston e Dave Stewart
Tradutor: Fernando Scheibe
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2016
Ano desta edição: 2018
192 páginas

Livro cedido em parceria com a editora Intrínseca.

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s