Sinopse:
Um sítio é atacado por alienígenas. Dois pássaros recebem uma visita da morte. Foi a partir dessas tramas aparentemente simples que Gustavo Duarte, cartunista de mão cheia com passagens pelos principais jornais e revistas do país, irrompeu no mundo dos quadrinhos.
Fonte: Companhia das Letras
No meu aniversário, um amigo querido que conhece meu amor pelos quadrinhos me deu este livro. Folhear HQs é sempre perigoso, pois podemos descobrir spoilers apenas batendo o olho numa página, então antes de ler eu olhei o mínimo possível, mas o suficiente para ter a impressão de que leria histórias fofinhas, com animais como protagonistas.
Bom, a parte do “fofinhas” é questionável e, depois de ler, eu trocaria esse adjetivo por “geniais”. Explico: o traço de Gustavo Duarte é, de fato, fofinho. Os personagens são bonitinhos, agradáveis de se ver. Já a temática da obra é bem sombria.
O livro traz duas histórias, originalmente publicadas separadas. “Có” é sobre um fazendeiro cuja vida pacata é virada de ponta-cabeça quando sua casa é atacada por alienígenas – e a partir daí a trama sai bastante do controle, cada cena mais inesperada que a anterior. Já “Birds” conta a história de dois pássaros que recebem uma visita da morte em seu escritório. O desespero e as ações que eles tomam pra tentar fugir só podem ser descritos como tragicômicos.
As duas histórias de Duarte são curtas e não têm falas. A leitura é bem rápida e muito envolvente – em meio a muitos “WTF” e “por essa eu não esperava”, meus sentimentos foram parecidos com os que eu tinha ao assistir à antiga animação Ernest, o Vampiro: “Isso é bem fofinho, mas também perturbador”.
Como adoro coisas fofas e perturbadoras, o livro, com suas histórias inegavelmente criativas, me impressionou de uma forma positiva. Recomendo!
*
Có & Birds
Autor: Gustavo Duarte
Editora: Quadrinhos na Cia.
Ano de publicação: 2014
80 páginas
Pingback: [Resenha] Monstros! | Sem Serifa