[Resenha] Monstros!

monstros

Sinopse:

As portas do Bar do Pinô estão abertas, à espera dos clientes. O proprietário, ansioso para ver os amigos, aguarda na soleira. Mas algo está errado. Os clientes não aparecem. Ao que tudo indica, monstros invadiram a cidade de Santos. O povo, desesperado, corre nas ruas. Mas Pinô tem um negócio – e uma reputação – a manter.

Fonte: Quadrinhos na Cia.

Está todo mundo de acordo que é muito simpático colocar pontuação no título de um livro? Bom, eu estou. Mas o que me levou a comprar Monstros! não foi a simpatia do título, nem o fato de que, na capa, ele aparece em português e em japonês, já estabelecendo uma relação com a cultura japonesa e o filme Godzilla, antecipando uma das possíveis inspirações da obra. Na verdade, comprei este livro porque o trabalho de Gustavo Duarte é lindo e suas HQs, muito gostosas de ler.

E a obra não me decepcionou. Usando apenas seus desenhos cartunescos em duas cores, sem nenhuma palavra escrita, Duarte conta a história de uma invasão de monstros gigantes, que saem do mar e começam a aterrorizar a cidade de Santos.

 

É uma história bem curta e rápida de se ler, mesmo que o autor pareça não ter pressa alguma: a narrativa vai passando por diferentes personagens e pontos de vista, demorando para apresentar o protagonista ao leitor. Enquanto isso, podemos nos deleitar com seus quadrinhos cheios de referências e metáforas, cuja sequência de leitura é muito fluida mas que ao mesmo tempo nos faz pausar diversas vezes para apreciar a beleza dos desenhos.

Fiquei feliz também ao reconhecer alguns personagens que o artista retomaria posteriormente, na coletânea Có & Birds. Aliás, a técnica de inserir fantasia e absurdo no dia a dia é a mesma, e em Monstros! o autor ainda estabelece diversas relações entre os monstros criados por ele e a imagem que geralmente temos dessas criaturas (em obras de ficção, em desenhos fofinhos e até em museus, no caso de animais pré-históricos). E, embora o final desse livro não seja tão surpreendente e maluco quanto o de Có & Birds, eu abri um sorriso satisfeito ao ver a última página.

 

Monstros!
Autor: Gustavo Duarte
Editora: Quadrinhos na Cia.
Ano de publicação: 2012
88 páginas

Anúncios

Uma resposta em “[Resenha] Monstros!

  1. Pingback: [TAG] Oscar literário 2017 – Parte 1: Indicações | Sem Serifa

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s