[Especial] Café da manhã intergaláctico – 1º semestre de 2016

Mais um começo de ano e a editora Aleph nos convidou para o seu café da manhã semestral com livreiros, blogs parceiros e colaboradores.

DSCN6246

Uma funcionária, duas colaboradoras e três blogueiras.

Quer saber o que rolou por lá?

Adriano Fromer e Daniel Lameira, subcelebridades do YouTube e também editores da Aleph, abriram o dia com as boas notícias já esperadas do crescimento da editora e comentaram um pouco sobre a proposta da Aleph de trazer livros com conteúdo relevante e projetos gráficos diferenciados – que os fãs já conhecem. Está funcionando: ano passado eles apareceram entre as 5 editoras que mais puseram livros de ficção nas listas de mais vendidos. O investimento em marketing também foi grande, e eles comentaram um pouco sobre os eventos de que participaram: ComicCon, Anime Friends, JediCon, entre outros. Em alguns deles, inclusive, trouxeram autores como Chris Taylor, Timothy Zahn (que o Sem Serifa entrevistou!) e a Evangeline Lilly (que encantou o Adriano, o que ele só revelou após se certificar de que a namorada não estava presente. Mas isso é a internet, então já está no ar).

Pois bem, ao contrário de encontros anteriores, não houve palestras sobre ficção científica – eram tantos lançamentos que eles partiram logo para os livros. Começando, claro, com Star Wars. No ano passado foram 14 livros e parece que eles não vão reduzir o ritmo este ano. Os lançamentos incluem: Herdeiro do Jedi, Darth Plagueis, a trilogia Han Solo, Lordes do Sith, Canalhas, Battlefront, o segundo Academia Jedi e a novelização de O despertar da Força.

As capas são todas maravilhosas, como já era de esperar. Eles até mostraram a reação de alguns dos autores às edições brasileiras e os caras ficaram todos encantados (ainda mais comparando com aquelas capas gringas de gosto questionável). Kevin Hearne, autor de Herdeiro do Jedi, fez um vídeo sobre o livro e estava pirando com a capa, super fofo! (Aliás, O crédito vai para a nossa Bárbara, que encomendou essa capa e garantiu que a Nakari não fosse whitewashed. Parabéns, Bárbara! Se já não tivéssemos um blog juntas eu ia propor isso pra você.)

Pois bem, também vão sair algumas biografias, como a do Lou Reed e a do Douglas Adams (um calhamaço que inclui trechos inéditos do Guia do mochileiro das galáxias), e também uma biografia romanceada do Phillip K. Dick (que, pra quem não sabe, era muito louco) – o livro foi escrito pelo Emmanuel Carrère e pelo que eles disseram é ótimo.

Falando nisso, do Dick já saiu no começo do ano Um reflexo na escuridão. E continuando os autores clássicos, sai Estranho numa terra estranha, do Heinlein, e uma edição de luxo da trilogia Fundação, do Asimov. Neuromancer também ganha uma capa nova para a edição em brochura.

Outros lançamentos incluem Portal do tempo, de Star Trek; a distopia precursora Nós, do autor russo Evgeny Zamiátin; Solaris, do polonês Stanislaw Lem; Guerra do velho e Lock In, do queridinho John Scalzi; Leviathan Wakes, de James S. A. Corey (que me pareceu muito bom pela sinopse); Mundo perdido, a continuação de Jurassic Park; finalmente o Justiça ancilar, da Ann Leckie; e – para a surpresa geral – Forrest Gump!

Pra completar, no momento mais dramático da manhã, em resposta à já esperada pergunta “Vocês pretendem publicar autores nacionais?”, Adriano chamou André Vianco para o palco, revelando que o conhecido autor brasileiro vai publicar seus livros com a Aleph. Eles vão relançar 10 livros e lançar 2 inéditos.

Foi basicamente isso! Fiquei triste por não ouvir nada sobre o Sanderson, mas como Steelheart só sai no segundo semestre, deve ficar para o próximo encontro.

Na saída ganhamos uma sacolinha com um exemplar de Guerra do velho, um formulário de inscrição para as Forças Coloniais (amei), um pôster do livro e um encarte sensacional divulgando os livros do Vianco. Aguardamos ansiosamente o próximo!

Citações preferidas

“Tô virando famoso, tô achando muito legal!” – Adriano, sobre ser reconhecido pelo Abdução

“São bonitos, né? Caramba!” – Daniel, sobre os livros da Aleph

4 respostas em “[Especial] Café da manhã intergaláctico – 1º semestre de 2016

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s