[Resenha] A história de Joe Shuster

shusterSinopse:

Você já conhece a história do Superman – o garoto alienígena vindo de um planeta extinto, que cresce em uma cidade interiorana e se torna o maior herói que a humanidade já viu. Mas, após 80 anos como um dos principais personagens da cultura pop, ainda hoje poucos sabem em detalhes a trajetória de seus criadores: dois garotos sem superpoderes, mas cheios de talento e ideias fantásticas. E enquanto Jerry Siegel (com suas histórias) e Joe Shuster (com seus desenhos) apenas sonhavam em ganhar a vida publicando quadrinhos, quis o destino que o mundo nunca mais fosse o mesmo frente a sua criação.
A história de Joe Shuster volta no tempo para contar os percalços e as alegrias de um artista que revolucionou a nona arte e deu início à Era de Ouro dos Quadrinhos, além de narrar o desenvolvimento dessa indústria ao longo das décadas.

Fonte: Aleph

O Superman é o maior super-herói da cultura pop. Sua criação mudou para sempre a indústria americana de quadrinhos e criou novos tropes, além de influenciar a criação de dezenas de outros super-heróis famosos, incluindo o Batman e o Capitão América. Porém, apesar de o personagem lutar contra as injustiças, seus próprios criadores foram vítimas de uma: ao publicar a primeira história do Superman, Joe Shuster e Jerry Siegel assinaram um contrato que cedia todos os direitos do personagem à editora. O que significa que, durante as décadas, o personagem deu um lucro imenso à DC, mas seus criadores não receberam direitos autorais nem reconhecimento nas publicações.

A história de Joe Shuster é uma obra de ficção baseada na história real do artista que criou e passou quase a vida inteira desenhando o Superman. A HQ narra sua triste trajetória de vida e também conta sobre seu amigo e cocriador do personagem, o roteirista Jerry Siegel. A primeira parte se concentra na juventude dos dois, e é inspirador ver suas mentes criativas trabalhando e sonhando juntas, desenvolvendo vários projetos com base no desejo de publicar suas histórias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

À medida que as páginas vão avançando, a história vai ficando mais triste – o Superman começa a fazer mais sucesso, as injustiças contra seus criadores crescem cada vez mais, e a sua vida pessoal de Shuster parece acompanhar a onda de azar. Editando esse livro, eu o li algumas vezes, e sempre que chegava à parte em que Jerry e Joe assinavam o contrato com a DC eu sentia um mau agouro, uma vontade imensa de voltar no tempo e impedi-los de tomar essa decisão que impactaria suas vidas para sempre.

Julian Voloj escreveu o roteiro dessa HQ com base em uma minuciosa pesquisa sobre a vida de Shuster e tudo o que a cercou. Ele desenvolve personagens cativantes e uma linha narrativa envolvente e bastante fiel à realidade – as notas ao final da edição fornecem todas as fontes e explicam o contexto real do qual cada cena foi retirada. A partir disso, Thomas Campi ilustrou o quadrinho com artes estonteantes e homenageou Shuster com uma arte delicada e expressiva.

Além da vida do artista, a HQ também fala bastante sobre o desenvolvimento da indústria de quadrinhos nos Estados Unidos, contando histórias sobre os editores da DC e da Marvel, além de Stan Lee e Bob Kane. Fala também sobre a relação das revistas em quadrinhos com seus leitores e com a cultura norte-americana em geral em diferentes momentos, inclusive durante a Segunda Guerra Mundial. São páginas cheias de curiosidades e referências históricas.

A história de Joe Shuster é uma leitura incrível, que emociona ao contar uma história real de persistência dos sonhos juvenis diante de uma indústria esmagadora. Tanto os relatos sobre a vida pessoal de Shuster e Siegel como o contexto histórico e as intrigas do mercado são contados de forma impactante, e o leitor nunca mais vê o Superman da mesma forma.

*

A história de Joe Shuster: o artista por trás do Superman
Autores: Julian Voloj e Thomas Campi
Tradutora: Marcia Men
Editora: Aleph
Ano desta edição: 2018
192 páginas

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s