[Resenha] Everless: prisioneiros do tempo e do sangue

everlessSinopse:

No reino de Sempera, os ricos controlam tudo – até o tempo. Desde a era da alquimia e da magia, horas, dias e anos são extraídos do sangue e vinculados a moedas de ferro. Agora, aristocratas como a família Gerling prosperam por séculos, enquanto os pobres sangram até morrer.

Fonte: Morro Branco

No reino de Sempera, tempo é literalmente dinheiro. Todos os habitantes têm no sangue uma quantidade de tempo, equivalente à duração de sua vida, que pode ser extraído e convertido em moedas. Isso significa que os nobres que vivem em castelos como Everless vivem por vários séculos, enquanto os camponeses precisam reduzir constantemente sua expectativa de vida para conseguir pagar as contas e os impostos.

Jules já morou em Everless, onde seu pai trabalhava como ferreiro, mas um terrível acidente os fez ser expulsos de lá. Agora com 17 anos, ela faz o que pode para ajudar a pagar as contas, mas a situação da família está ficando cada vez mais crítica e a garota precisa conseguir, rápido, um jeito de trazer dinheiro para casa e impedir o pai de vender todo o tempo que lhe resta. Seu percurso para conseguir esse dinheiro a leva a alguns mistérios que envolvem a magia de Sempera e, o que torna a história intrigante, à própria família de Jules. Investigar esses assuntos vai colocá-la em sérios riscos – em um lugar com nobres corruptos e guardas reais severos, é difícil saber em quem confiar.

O início da trama tem um quê de Jogos vorazes (além de o sistema de magia lembrar o filme de ficção científica O preço do amanhã), embora seu desenrolar traga muito mais elementos de magia e contos de fadas do que de política. A história de Jules, contada em primeira pessoa no tempo presente, é cheia de reviravoltas, algumas delas totalmente inesperadas.

Esse é um livro que me deixou tensa em muitos momentos, mas também um pouco irritada com a protagonista, que se enfia em situações claramente perigosas e não toma as precauções necessárias. Jules não é uma personagem muito cativante, apesar de seu forte senso de justiça e de suas motivações mais do que justificadas. Mas a trama em que se envolve e os mistérios que investiga são interessantes e conseguem prender o leitor.

Everless é um YA de fantasia com uma história instigante e bem apresentada, que vale a pena conferir. Seu final é um tanto aberto, mas a continuação, Evermore, foi lançada em inglês recentemente.

*

Clique aqui e compre esse livro na Amazon.com.br!

Everless: prisioneiros do tempo e do sangue
Autora: Sara Holland
Tradutora: Isadora Prospero
Editora: Morro Branco
Ano desta edição: 2019
368 páginas

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s