[Semana Tartarugas até lá embaixo] Os livros de John Green

john-green

John Green é um dos mais famosos autores de ficção YA. Seu best-seller A culpa é das estrelas passou um ano na lista de mais vendidos no Brasil, e vendeu milhões de exemplares no mundo todo, sendo adaptado para o cinema em 2014. A obra de Green é conhecida por retratar personagens adolescentes palpáveis e realistas, com dramas pessoais bem peculiares. O autor jamais infantiliza seu público, e sabe tratar de assuntos como morte, suicídio, sexualidade e transtornos mentais, geralmente te fazendo derrubar algumas lágrimas em algum momento.

Além de escrever, Green também é famoso pelo canal Vlogbrothers, projeto que ele comanda ao lado de seu irmão Hank há mais de dez anos. Eles falam de assuntos variados, desde My Little Pony até política internacional, além de engajar jovens em projetos legais que arrecadam dinheiro para caridade. A comunidade de fãs do canal (e dos irmãos Green), chamada de Nerdfighters, reúne grupos internacionais para falar de nerdices e também para se engajar em causas legais.

Listei aqui alguns livros do autor que eu li e amei, e provavelmente vou ler os que faltam enquanto espero o primeiro livro de seu irmão, Hank Green (que também é um amorzinho).

green-livros

Quem é você, Alasca?

Na minha opinião, o romance de estreia é também o livro mais triste de John Green. Nele, o adolescente Miles Halter começa o ano letivo em um colégio interno, onde espera viver grandes aventuras e descobrir seus propósitos e aspirações. Entre os amigos que ele conhece lá, está a enigmática Alaska Young, uma garota emocionalmente instável, com um passado triste e um grande desapego com a vida, mas que também tem seu charme e vai chamar a atenção do protagonista.

A culpa é das estrelas

O livro mais famoso de John Green é narrado por Hazel Grace, uma adolescente que luta contra o câncer. Devido ao estado agravado da doença, Hazel não frequenta a escola, e seus amigos são os jovens que ela conhece nos grupos de apoio da doença – incluindo Augustus Waters, que tem um câncer em remissão e uma atitude confrontadora perante a vida. Quando Hazel lhe apresenta seu livro favorito, Augustus topa viajar com ela para procurar o autor e conseguir algumas respostas para questões inquietantes.

Will & Will

Escrito em parceria com David Levithan, esse livro conta as histórias de dois garotos que se chamam Will Grayson. É um livro bem mais leve e menos filosófico que os outros, talvez por intercalar a narrativa com outro autor (cada um deles escreveu o ponto de vista de um dos Will). Mas é uma excelente leitura para quem procura uma história com bons conflitos e representatividade LGBT.

Tartarugas até lá embaixo

John Green domina a arte de escrever histórias ao mesmo tempo leves e melancólicas, mas nesse livro ele se superou. A protagonista, Aza Holmes, vai ser levada pela melhor amiga (contra a sua vontade) a investigar o desaparecimento de um bilionário, enquanto ela já tem problemas demais lidando com o TOC. O transtorno é uma parte central da trama, que é contada do ponto de vista de Aza, mas este também é um livro fofíssimo sobre amizade e amor.

O que achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s